Identifique a origem do seu tráfego com precisão via UTM
- Bruno Rozenti Nunes
- 7 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

Saber de qual origem vem sua audiência é importante para o alinhamento das suas estratégias e melhor posicionamento de seu conteúdo ou esforço de marketing.
Mas como eu posso ter tamanha confiança nessa identificação de origem? A resposta é através de parâmetros da UTM presentes na URL.
O que é UTM?
A sigla significa Urchin Tracking Module (Módulo de Rastreamento Ouriço), que representa uma série de parâmetros utilizados após o fim de uma URL. Através da UTM, podemos identificar a origem do tráfego.

Como usar a UTM?
Você pode simplesmente escrever cada parâmetro da UTM e compartilhar o link no local onde pretende identificar a origem do tráfego ou pode utilizar algum gerador de link (o própria Google oferece o Campaing URL Builder que te auxilia na construção da URL).
Quais são os parâmetros que existem?
São 3 parâmetros principais:

Fonte (utm_source):
A fonte se refere à página de onde o usuário vem, como Twitter, newsletter ou Google. É importante inserir a plataforma que você usou para criar o conteúdo, como Linkedin, Instagram, Google Ad, entre outras.
Médio (utm_medium)
Neste campo, inserimos o tipo específico de canal pelo qual o usuário está acessando seu site, como post, tweet, banner, e-mail, entre outros. Ao combinar com a fonte, você pode determinar exatamente qual anúncio, postagem ou e-mail foi clicado para direcionar o usuário ao seu site.
Campanha (utm_campaing)
Aqui é o lugar para o nome da campanha, seja o nome de um produto específico ou de uma estratégia de marketing. Utilizar um nome descritivo e relevante ajudará a identificar e analisar o desempenho da campanha em particular.
Posso utilizar um encurtador de link na UTM?
Pode sim, basta encurtar o link com a parametrização da UTM e ele funcionará sem problemas.
Conclusão
É através da UTM que toda identificação da origem do tráfego de mídias pagas é contabilizada. Dessa forma, facilita a definição de KPIs importantes como o R.O.I. e o R.O.A.S. Use a UTM e identifique todo o tráfego do seu site.
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