top of page

Identifique a origem do seu tráfego com precisão via UTM


Malha de vôo com os dizeres na frente. Identifique a origem do seu tráfego com precisão via utm
Identifique a origem do seu tráfego com precisão via UTM

Saber de qual origem vem sua audiência é importante para o alinhamento das suas estratégias e melhor posicionamento de seu conteúdo ou esforço de marketing.

Mas como eu posso ter tamanha confiança nessa identificação de origem? A resposta é através de parâmetros da UTM presentes na URL.


O que é UTM?

A sigla significa Urchin Tracking Module (Módulo de Rastreamento Ouriço), que representa uma série de parâmetros utilizados após o fim de uma URL. Através da UTM, podemos identificar a origem do tráfego.

Link com o destaque da parte que pretence a UTM.

Como usar a UTM?

Você pode simplesmente escrever cada parâmetro da UTM e compartilhar o link no local onde pretende identificar a origem do tráfego ou pode utilizar algum gerador de link (o própria Google oferece o Campaing URL Builder que te auxilia na construção da URL).


Quais são os parâmetros que existem?

São 3 parâmetros principais:


Link com o destaque para os parâmetros, Source, Medium e Campaign

Fonte (utm_source):

A fonte se refere à página de onde o usuário vem, como Twitter, newsletter ou Google. É importante inserir a plataforma que você usou para criar o conteúdo, como Linkedin, Instagram, Google Ad, entre outras.

Médio (utm_medium)

Neste campo, inserimos o tipo específico de canal pelo qual o usuário está acessando seu site, como post, tweet, banner, e-mail, entre outros. Ao combinar com a fonte, você pode determinar exatamente qual anúncio, postagem ou e-mail foi clicado para direcionar o usuário ao seu site.


Campanha (utm_campaing)

Aqui é o lugar para o nome da campanha, seja o nome de um produto específico ou de uma estratégia de marketing. Utilizar um nome descritivo e relevante ajudará a identificar e analisar o desempenho da campanha em particular.


P‍osso utilizar um encurtador de link na UTM?

Pode sim, basta encurtar o link com a parametrização da UTM e ele funcionará sem problemas.


Conclusão

É através da UTM que toda identificação da origem do tráfego de mídias pagas é contabilizada. Dessa forma, facilita a definição de KPIs importantes como o R.O.I. e o R.O.A.S. Use a UTM e identifique todo o tráfego do seu site.


 
 
 

Comments


Sobre o autor

Bruno Rozenti Nunes

Com uma carreira de 16 anos, sou especialista em Growth, Marketing e Inovação em empresas de tecnologia e varejo. Minha experiência abrange estratégias de negócios, branding, Go to Market e parcerias estratégicas. Também sou especializado em desenvolvimento de marcas, gestão de KPIs, experiência do cliente e liderança de equipes multidisciplinares. Possuo expertise internacional na Coreia do Sul, onde gerenciei comunicações para a Samsung. Meus conhecimentos incluem diversas ferramentas e plataformas, desde Google Analytics e Adobe Analytics até SEO, mídias sociais e controle de budget.

bottom of page